Legislativas 2022 – O Contributo da Datasafe

Apuramento dos eleitores portugueses residentes no estrangeiro
Decorrerá no dia 9 de fevereiro, o apuramento da votação dos eleitores portugueses residentes no estrangeiro, para o Círculo da Europa e o Círculo Fora da Europa – resultado da opção de votação por via postal destes eleitores -, para a eleição dos Deputados à Assembleia da República de 30 de janeiro.
Na competência da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna em assegurar todas as condições e segurança na logística do apuramento, em particular, por razão da pandemia SARS-COV-2, nomeadamente, na utilização de fitas de segurança descartáveis nas urnas de voto, – substituindo a corda e o lacre, evitando o uso de cortante -, assim como, na utilização de envelopes e etiquetas de segurança invioláveis, para manuseamento individual dos membros de mesa, na armazenagem de boletins de voto e atas das operações eleitorais por mesa.
Nesta eleição, a Datasafe Security Solutions está presente, em estreita colaboração com a SGMAI, no que respeita a utilização de materiais de segurança, anti-violação e anti-manipulação.
Na opinião de Hugo de Macedo Frizado, CEO da empresa, “…é um passo em frente no sentido de adoção de soluções mais atuais em detrimento das que eram utilizadas por serem já obsoletas, nomeadamente o lacre. Esperamos que seja um ponto de partida e um “projeto-piloto” de boas práticas a adotar em futuros processos eleitorais, gradualmente.” – referiu.